Top 15 brincadeiras antigas
Roda Pião
O pião é um brinquedo que quase sumiu das prateleiras, mas que ainda é bastante divertido. E você não precisará de muito: um pião para cada criança e um círculo desenhado no chão para que elas tentem rodar o pião dentro dessa circunferência.
Cada participante deverá enrolar o barbante a volta do pião, sem folgas, deixando-o bem firme;
O barbante é segurado com a mão pela extremidade solta;
Quando se desenrola, com o impulso da mão, puxando o fio para trás, faça-o girar;
Cada jogador deverá arremessar o seu pião em direção ao círculo desenhado no chão (com giz) que servirá de margem.
Queimada
O jogo consiste em arremessar uma bola para o lado adversário, com o intuito de atingir os jogadores do grupo oponente. Quando a criança é atingida (a bola acerta e cai ao chão), ela passa a ser um prisioneiro – deixa de jogar até que um dos times fique sem ninguém.
Defina qual será a dimensão ou o campo do jogo (uma quadra e cada time numa metade);
Divida as crianças em dois grupos iguais (cada grupo vai para uma metade do campo);
Sorteia-se quem irá começar. A criança joga a bola na direção do oponente e tenta acertá-lo.
Se não conseguir, o grupo oposto que agora estará com a bola, faz o mesmo movimento.
Escravos de Jó
Ao ritmo da música: “Os escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá“;
Marcando os tempos fortes, inice a brincadeira de passar o objeto (qualquer um) que têm na mão direita para a criança da direita;
A criança da direita que receber o objeto, com a mão esquerda deve trocá-lo rapidamente de mão para continuar a roda;
Quando a letra diz “tira” a criança deve levantar o objeto; quando diz “põe”, voltar com ele para a mesa (ou chão); quando diz “deixa ficar” ela solta o objeto; e, quando diz “zigue, zigue, zá”, faz-se o movimento (ida e volta), só passado para a pessoa da direita na última palavra.
Pular Amarelinha
Uma brincadeira antiga, mas que continua bastante atual e divertida. Inclusive já é possível encontrar peças para comprar de E.V.A. ou plástico já com a amarelinha pronta. Basta esticá-la no chão. Mas para você que não quer gastar dinheiro e já brincou desenhando no chão várias vezes (muitas delas com giz e outras com uma pedra) aqui vai a dica:
Faça um risco no chão e numere de 1 a 10 onde intercala-se números sozinhos e lado a lado e, na ponta final, faça um arco representando o céu.
Tira-se na sorte quem vai começar;
Cada jogador joga uma pedrinha (ou uma tampinha) e joga dentro da primeira casa, a de número 1;
Em seguida pula, com um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, não podendo pular dentro da casa que contém a pedrinha;
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida;
Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
No caso de várias crianças: cada vez uma joga na primeira casa, até que todos tenham feito e a primeira criança passe para a fase seguinte.
Perde a vez quem: pisar nas linhas do jogo; pisar na casa onde está a pedrinha; não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair; não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha de volta.
Batata quente
Uma das brincadeiras antigas mais famosa, quem é que gosta de ter uma batata quente nas mãos? Ninguém! E é este o princípio desta brincadeira.
As crianças sentam-se em círculo e alguém fica de fora (de costas ou com os olhos vendados);
Enquanto a criança de fora estiver cantando: “Batata quente, quente, quente…” as crianças da roda passam uma bola ou objeto de mãos em mãos até que ela diga: “queimou”.
Quem estiver com o objeto na mão, neste momento, passa a ficar de fora e a cantar.
Opções: para que todos brinquem de uma vez pode colocar uma música e pedir para que um adulto interrompa-a aleatoriamente.
Eliminação: caso as crianças já sejam mais velhas e capazes de entender jogos de eliminação, toda vez que a batata quente parar na mão de alguém, esta sai até que reste uma pessoa.
Pega Pega
Quem não se lembra desta brincadeira antiga? O jogo é composto por dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Geralmente a forma de se estabelecer como os demais serão pegos, é sempre por meio de um toque, porém as regras podem varias conforme o desejo dos participantes.
Decida quem será ou serão os pegadores;
Escolha um ponto de segurança (pique onde os pegadores não podem pegar);
Quem for tocado, automaticamente vira o pegador;
Começa-se o jogo a contar até 10 e, a seguir as crianças começam a correr para fugir do pegador.
Outra versão: para serem salvas as crianças têm que correr até o pique e bater a mão contando 1, 2, 3 e gritando a palavra “Pique Salva”. Se nenhuma criança for pega (para trocar de lugar), escolhe-se aleatoriamente.
Telefone sem fio
Já ouviu aquela frase: “quem conta um conto, aumenta um ponto”? O propósito desse jogo não fica apenas para a diversão. Observar como chegará a frase aos ouvidos do último participante servirá também (caso ela não chegue completa) para exemplificar como um “boato ou mentira” pode se propagar de forma errada.
Forma-se uma fila de crianças ou uma roda;
A primeira criança escolhida deverá ser a primeira participante a falar algo no ouvido do seu colega do lado;
Este passa a informação que recebeu para o colega seguinte e assim sucessivamente até que chegue no ouvido do último participante.
Dica: escolha uma frase como engraçada ou difícil, como uma trava língua: “O rato roeu a roupa do Rei de Roma."
Cabra-cega
Na brincadeira da cabra-cega é preciso apenas de espaço para correr e um pedaço grande de tecido, como uma blusa de adulto, por exemplo. O pano deverá ser usado para vendar os olhos de um dos participantes, que será o pegador.
Ele será colocado no meio de uma roda e girado algumas vezes, para perder a noção do espaço onde está. Em seguida, todos saem correndo e a “cabra-cega” deve tentar pegá-los.
Para tornar mais divertido, os que fogem podem fazer sons, passar perto e até tocar no pegador. Quem for capturado, troca de lugar e vira a nova cabra-cega.
Dança das cadeiras
Tudo o que precisa é de uma quantidade de cadeiras a menos que o total de participantes. Ou seja, se há 10 crianças, deverá ter 9 assentos. Posicione a metade em linha, lado a lado, e o restante das cadeiras costas para essa metade.
Uma pessoa será a responsável por comandar a música. Enquanto o som rola, as crianças devem andar em torno das cadeiras com as mãos para trás. Quando a canção parar, os jogadores precisam achar um lugar vazio e se sentar. Aquele que não conseguir, sai do jogo.
Antes de começar a rodada seguinte, uma cadeira deverá ser retirada, mantendo sempre um lugar a menos que o número de pessoas. A final contará com dois participantes e apenas uma cadeira. Ganha quem conseguir se sentar.
Morto-Vivo
Mais uma brincadeira popular em festas infantis, Morto-vivo precisa apenas de uma pessoa para liderar. O líder deverá se posicionar de frente para os participantes e gritar morto ou vivo, em ordem aleatória.
Se disser morto, as crianças precisam se agachar e, ao falar vivo, devem ficar de pé. Se ordenar vivo quando já estiverem de pé, basta permanecerem na posição. O mesmo serve para se gritar morto e já estiverem agachados.
Quem errar, sai do jogo. Vence o último a sair.
Pique-esconde
O pique-esconde é uma brincadeira simples, que requer somente um espaço para brincar. Uma das crianças é escolhida como o pegador. De frente para a parede e olhos fechados, deve contar até um número combinado (como até 10 ou 100). Enquanto isso, os demais jogadores se escondem.
Quando a contagem terminar, o pegador grita “Lá vou eu” e sai do posto para procurar pelos outros. Ao encontrar alguém, precisa voltar ao local inicial, bater na parede e gritar “Pique 1,2,3 Fulano!”, em que a palavra fulano deve ser substituída pelo nome da pessoa capturada.
Quem é descoberto pode tentar se salvar, correndo para chegar antes do pegador à parede. Ao encostar no muro, deve gritar a mesma coisa, mas trocando fulano por seu próprio nome. A brincadeira termina quando todos são encontrados.
Pular corda
Dá para pular corda sozinho ou em turma.
Na brincadeira coletiva, uma das extremidades da corda é presa em um poste ou em um portão enquanto um participante fica na outra ponta, batendo.Mas também é possível que duas crianças, uma em cada extremidade, segurem e batam a corda para que outras pulem.
As crianças que estão pulando seguem comandos (com um pé, com dois pés, passar antes que a corda toque o chão) ou o que pede a letra de uma música.
Estátua
A partir de alguma canção, os participantes bailam sem parar. Em determinado momento, se ouve a palavra “ESTÁTUA”. Nesse instante, todos devem ficar parados como uma estátua. Perde aquele que se mexer. A pessoa que grita “ESTÁTUA” pode fazer gracinhas e palhaçadas para tentar fazer o participante se mexer. O único que não pode é tocar a pessoa.
Passa anél
A brincadeira do Passa anel deverá ser realizada no mínimo por 6 crianças acima dos oito anos de idade. A brincadeira é barata e só será necessário um anel de bijuteria, bem baratinho. Ela promove a imaginação, criatividade e atenção, e pode ser jogada em casa, no quintal, na escola, condomínio ou salão de festas.
Uma criança será escolhida para passar o anel. O restante dos participantes pode ficar sentado um ao lado do outro com as mãos unidas, entreabertas, formando uma concha fechada. A criança que estiver com o anel entre as mãos deverá passar suas mãos entre as mãos dos outros participantes. Em determinado momento a criança escolherá um dos jogadores e deixará cair o anel entre as mãos dele, sem que o resto perceba. Para despistar o grupo, o participante com o anel deverá passar novamente as mãos entre os participantes.
Em seguida, a criança escolherá algum participante que não esteja com o anel e esta deverá adivinhar com quem está o anel. Se a criança acertar vai ser a vez dela passar o anel. Se errar será eliminado do jogo.
Para deixar a brincadeira mais emocionante, o ‘passador’ poderá ter mais de um objeto entre as mãos (bola de gude, moeda, além do anel). O jogador escolhido deverá adivinhar qual objeto e nas mãos de quem.
Ovo choco
As crianças se posicionam em roda, enquanto um participante fica em pé, segurando uma bola ou um pequeno objeto. Este gira em torno da roda durante a música, até que se dê o comando de todos fecharem os olhos. A pessoa em pé esconderá o objeto atrás de alguém e, ao dizer que podem olhar, a criança com o ovo choco atrás dela deverá correr em círculo para pegar o colega que estiver em pé. Por sua vez, este deverá sentar no lugar da que levantou e a brincadeira será iniciada novamente.